
-
Arquitetos: OMA
- Área: 120000 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Marco Cappelletti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Bienal de Artes Islâmicas de 2025 exibe mais de 500 objetos históricos e 30 peças de arte contemporânea—mais do que o dobro do conteúdo da edição inaugural. Espalhada por cinco galerias, dois pavilhões e os espaços ao ar livre sob a cobertura do Terminal de Hajj da SOM, a exposição é dividida em três áreas internas—AlBidayah (O Começo), AlMadar (A Órbita) e Almuqtani (Homenagem)— além de Almidhallah (A Cobertura) ao ar livre.

O projeto do OMA unifica a exposição através de um ambiente composto por formas abstratas que reinterpretam elementos arquitetônicos arquetípicos. A paleta de materiais é deliberadamente contida: tecidos brancos de vários tipos são utilizados ao longo de toda a exposição, com diferenças de cor percebidas através de sutis variações na iluminação. Para criar contraste, as molduras são pintadas de preto, ecoando a cor de muitas obras de arte e artefatos.



AlBidayah, dedicada ao sagrado, consiste em grandes e altos espaços definidos por paredes translúcidas curvas que ampliam a monumentalidade dos objetos em exibição. O destaque da seção são os quatro Kiswahs da Sagrada Caaba, expostos pela primeira vez em sua totalidade. AlBidayah inclui dois pavilhões sob a cobertura, AlMukarramah e AlMunawwarah, que apresentam objetos de Meca e Medina junto com obras de arte contemporânea. AlMukarramah é concebido como um espaço escuro com uma sala branca iluminada em seu centro, enquanto AlMunawwarah tem um design fluido e não linear.



AlMadar, com contribuições de 34 instituições em 21 países, apresenta uma floresta de 37 colunas retangulares abstratas. Feitas de camadas concêntricas de tecidos translúcidos e iluminadas abaixo e internamente, elas emergem como extrusões dos módulos expositivos, gradualmente desaparecendo na escuridão do teto. A densidade das colunas ajuda os visitantes a identificar e navegar pelos espaços temáticos e descobrir as instituições participantes.


A expografia de AlMuqtani é projetada para conferir igual importância às duas coleções exibidas nesta seção. O layout divide a galeria em dois triângulos de tamanho igual, um para cada coleção. Os triângulos são definidos por paredes simétricas plissadas que sobem do nível dos olhos até a altura total da sala. Cada dobra abriga um módulo de exibição, formando uma frente expográfica contínua, revelada apenas à medida que os visitantes circulam pela galeria.


AlMidhallah apresenta uma série de obras de arte específicas do local sob o tema dos jardins na cultura islâmica. Extensas vegetações foram adicionadas à nossa intervenção paisagística de 2023, estruturando o posicionamento das obras de arte. Juntas, elas ocupam nove ambientes cobertos no centro do espaço ao ar livre, criando uma jornada mais compacta e íntima pela exposição.
