Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA

Guardar

Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA - Imagem 2 de 32Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA - Imagem 3 de 32Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA - Imagem 4 de 32Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA - Imagem 5 de 32Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: OMA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2025
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marco Cappelletti
  • Clientes: Diriyah Biennale Foundation, Saudi Arabia Ministry of Culture
  • Arquiteto Responsável: Iyad Alsaka
  • Arquiteto Associado: Kaveh Dabiri
  • Equipe: Victoire Bouillot, Dagna Dembiecka, Catalina Dumitru, Sarah El Harouny, Raffaele Guercia, Emanuele Moro, Giovanni Stoppoloni, Andrea Verni
  • Maquete: Marc Heumer, Timen Klone, Heming Liu, Arthur Wong
  • Cidade: Jeddah
Mais informaçõesMenos informações
Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA - Imagem 2 de 32
© Marco Cappelletti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Bienal de Artes Islâmicas de 2025 exibe mais de 500 objetos históricos e 30 peças de arte contemporânea—mais do que o dobro do conteúdo da edição inaugural. Espalhada por cinco galerias, dois pavilhões e os espaços ao ar livre sob a cobertura do Terminal de Hajj da SOM, a exposição é dividida em três áreas internas—AlBidayah (O Começo), AlMadar (A Órbita) e Almuqtani (Homenagem)— além de Almidhallah (A Cobertura) ao ar livre.

Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA - Imagem 3 de 32
© Marco Cappelletti

O projeto do OMA unifica a exposição através de um ambiente composto por formas abstratas que reinterpretam elementos arquitetônicos arquetípicos. A paleta de materiais é deliberadamente contida: tecidos brancos de vários tipos são utilizados ao longo de toda a exposição, com diferenças de cor percebidas através de sutis variações na iluminação. Para criar contraste, as molduras são pintadas de preto, ecoando a cor de muitas obras de arte e artefatos.

Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA - Imagem 7 de 32
© Marco Cappelletti
Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA - Imagem 32 de 32
Planta
Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Marco Cappelletti

AlBidayah, dedicada ao sagrado, consiste em grandes e altos espaços definidos por paredes translúcidas curvas que ampliam a monumentalidade dos objetos em exibição. O destaque da seção são os quatro Kiswahs da Sagrada Caaba, expostos pela primeira vez em sua totalidade. AlBidayah inclui dois pavilhões sob a cobertura, AlMukarramah e AlMunawwarah, que apresentam objetos de Meca e Medina junto com obras de arte contemporânea. AlMukarramah é concebido como um espaço escuro com uma sala branca iluminada em seu centro, enquanto AlMunawwarah tem um design fluido e não linear.

Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA - Imagem 12 de 32
© Marco Cappelletti
Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA - Imagem 27 de 32
Maquete
Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA - Imagem 14 de 32
© Marco Cappelletti

AlMadar, com contribuições de 34 instituições em 21 países, apresenta uma floresta de 37 colunas retangulares abstratas. Feitas de camadas concêntricas de tecidos translúcidos e iluminadas abaixo e internamente, elas emergem como extrusões dos módulos expositivos, gradualmente desaparecendo na escuridão do teto. A densidade das colunas ajuda os visitantes a identificar e navegar pelos espaços temáticos e descobrir as instituições participantes.

Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA - Imagem 16 de 32
© Marco Cappelletti
Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA - Imagem 4 de 32
© Marco Cappelletti

A expografia de AlMuqtani é projetada para conferir igual importância às duas coleções exibidas nesta seção. O layout divide a galeria em dois triângulos de tamanho igual, um para cada coleção. Os triângulos são definidos por paredes simétricas plissadas que sobem do nível dos olhos até a altura total da sala. Cada dobra abriga um módulo de exibição, formando uma frente expográfica contínua, revelada apenas à medida que os visitantes circulam pela galeria.

Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA - Imagem 5 de 32
© Marco Cappelletti
Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA - Imagem 31 de 32
Maquete

AlMidhallah apresenta uma série de obras de arte específicas do local sob o tema dos jardins na cultura islâmica. Extensas vegetações foram adicionadas à nossa intervenção paisagística de 2023, estruturando o posicionamento das obras de arte. Juntas, elas ocupam nove ambientes cobertos no centro do espaço ao ar livre, criando uma jornada mais compacta e íntima pela exposição.

Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA - Fotografia de Interiores
© Marco Cappelletti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Expografia para Bienal de Artes Islâmicas de 2025 / OMA" [Scenography for the 2025 Islamic Arts Biennale / OMA] 07 Fev 2025. ArchDaily Brasil. Acessado 3 Abr 2025. <https://www.archdaily.com.br/br/1026294/expografia-para-bienal-de-artes-islamicas-de-2025-oma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.